A educação especial tem por objetivos a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, bem como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida pós-escolar ou profissional.

Tendo em conta o Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro, a CERCITEJO tem desde setembro de 2009 tem um projeto de parceria com o Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos. A partir de junho de 2013 ficou acreditado a Centro de Recursos à Inclusão (CRI), ao abrigo do decreto de lei 3/2008. O CRI intervém no Agrupamento de Escolas Alves Redol, Bom Sucesso, Alhandra e São João dos Montes, 4 de outubro e Arruda dos Vinhos.

O presente decreto-lei define os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário dos setores público, particular e cooperativo, visando a criação de condições para a adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social.

Os apoios especializados podem implicar a adaptação de estratégias, recursos, conteúdos, processos, procedimentos e instrumentos, bem como a utilização de tecnologias de apoio. Portanto, não se trata só de medidas para os alunos, mas também de medidas de mudança no contexto escolar.